- por Marcos Gimenez
- on 21/11/2024
Starliner: Retorno Autônomo à Terra para Garantir a Segurança da Tripulação
HOUSTON, 24 de agosto de 2024— A NASA anunciou hoje que a espaçonave Boeing Starliner retornará à Terra de forma autônoma, portanto os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, não estrão a bordo. A decisão visa garantir a segurança da tripulação e permitir que a agência e a Boeing continuem coletando dados essenciais durante o voo de retorno.
Após enfrentar desafios técnicos e identificar problemas críticos, a NASA optou por não trazer os astronautas de volta à Terra na espaçonave Boeing Starliner. A decisão visa mitigar riscos desnecessários e manter o compromisso inabalável com a segurança dos tripulantes.
Uma Jornada Conturbada
Em 05 de junho de 2024, a Starliner partiu em sua missão carregando consigo a expectativa de mais um passo na exploração espacial. No entanto, surgiram falhas nos propulsores de controle da espaçonave em alguns trechos do voo e logo após a aproximação da Estação Espacial Internacional (EEI) foram constatados vazamentos de hélio, esses contratempos levaram a uma avaliação minuciosa por parte das equipes da NASA e da Boeing.
O voo de retorno da espaçonave foi originalmente agendado para o dia 14 de junho, entretanto, várias vezes adiado enquanto engenheiros na Terra tentavam resolver os problemas, segundo as autoridades da NASA.
A Coletiva de Imprensa Decisiva
Numa coletiva de imprensa, no dia 24 de agosto de 2024, realizada no Centro Espacial Johnson, o administrador da NASA, Bill Nelson, explicou a decisão: “O voo espacial é sempre arriscado, mesmo nas condições mais seguras e rotineiras. Uma missão de teste, por sua natureza, não é nem segura, nem rotineira. Manter Butch e Suni a bordo da Estação Espacial Internacional e trazer a Starliner de volta sem tripulação é resultado do nosso compromisso com a segurança, nosso valor fundamental e nossa bússola.”
O Futuro
Butch Wilmore e Suni Williams continuarão contribuindo com pesquisas e manutenção na EEI como parte da tripulação da Expedição 71/72 até fevereiro de 2025. Seu retorno à Terra ocorrerá a bordo de uma espaçonave Dragon, como parte da missão SpaceX Crew-9.
A Starliner, por sua vez, está programada para deixar a estação espacial e realizar uma reentrada e pouso controlados de forma autônoma no início de setembro.
Ken Bowersox, administrador associado da Diretoria de Operações Espaciais da NASA, elogiou os esforços das equipes: “Aprendemos muito sobre a espaçonave durante sua jornada até a estação e suas operações acopladas. Continuaremos a coletar mais dados sobre a Starliner durante o retorno não tripulado e aprimorar o sistema para futuros voos à estação espacial.”
A segurança é sempre a prioridade em voos espaciais, especialmente em missões de teste e a Nasa está comprometida em garantir que todos os riscos sejam minimizados, afirmou Bowersox.
Agora, espera-se que a Starliner faça uma reentrada e pouso autônomos seguros e controlados no início de setembro. Essa situação nos lembra que o espaço é um ambiente desafiador.
Fontes:
https://noticiabrasil.net.br/20240824/nasa-confirma-que-tripulacao-da-starliner-da-boeing-retornara-a-terra-em-fevereiro-36189350.html
https://blogs.nasa.gov/commercialcrew/category/boeing/
Imagem Destacada: A nave espacial Starliner no Boeing Crew Flight Test da NASA é retratada atracada na porta dianteira do módulo Harmony enquanto a Estação Espacial Internacional orbita 262 milhas acima da costa mediterrânea do Egito. Crédito da foto: NASA
I just wanted to drop by and say how much I appreciate your blog. Your writing style is both engaging and informative, making it a pleasure to read. Looking forward to your future posts!
Juana: We really appreciate your comment. Our purpose and commitment to readers is to present information to add knowledge in many areas of knowledge.