Shopping Cart

Carrinho

Gaping News

Search on this blog

Assinar

Astrônomos do Observatório Europeu do Sul, no Chile, conceberam o mapa infravermelho mais detalhado da Via Láctea.

 

Foram revelados mais de 1,5 bilhão de objetos celestes.

Segundo o site ria novosti, astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) no Chile anunciaram a criação do mapa infravermelho mais detalhado da Via Láctea. Os dados foram coletados ao longo de 13 anos utilizando o telescópio Vista, localizado no Observatório do Paranal, no deserto do Atacama. O comunicado foi publicado no site da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

“Os astrônomos publicaram um mapa infravermelho gigante da Via Láctea contendo mais de 1,5 bilhão de objetos – o mais detalhado já criado”, afirmou o comunicado de imprensa. O estudo completo foi publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics.

Foto do Observatório Paranal: A plataforma do VLT com UT1 (telescópio unitário 1) para UT4 (Antu, Kueyen. Melipal e Yepun, da esquerda para a direita), alguns ATs (telescópios auxiliares) e a cúpula do VST entre UT3 e UT4, em 11 de novembro de 2005/ Autor: Rivi.

O mapa foi gerado a partir de 200 mil imagens individuais e 500 terabytes de dados coletados em 420 noites entre 2010 e 2023. A câmera infravermelha do telescópio Vista permite a visualização através da poeira que bloqueia a visão dos telescópios ópticos convencionais, revelando estrelas recém-nascidas e aglomerados globulares pela primeira vez.

De acordo com Dante Minniti, astrofísico da Universidade Andrés Bello e chefe do projeto, tantas descobertas foram feitas que “mudou para sempre a ideia de nossa galáxia”. O novo mapa contém 10 vezes mais objetos do que o mapa anterior semelhante.

Segundo o site ria novosti, os cientistas concluem que o legado resultante “existirá por muitos anos”, mas que o uso total dos novos dados levará muitos mais anos para ser explorado.

Imagem Destacada: Galáxia M81, espiral similar a nossa. Créditos NASA

Fonte: Ria Novosti – ria.ru

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *