- por Marcos Gimenez
- on 21/11/2024
Lançado do Cosmódromo de Baikonur, o cargueiro entrega combustível, água, nitrogênio e equipamentos para ensaios científicos.
Em 23 de novembro, o cargueiro Progress MS-29, da Rússia, atracou automaticamente no pequeno módulo de pesquisa Poisk da Estação Espacial Internacional (ISS), informou a a Agência Espacial ROSCOSMOS da Rússia. A bordo, cerca de 2.500 quilos de carga, incluindo combustível, água e nitrogênio comprimido para reabastecer a atmosfera da ISS.
Além disso, a nave trouxe equipamentos para experiências científicas, como “BTN-Neutron-2” e “Vampire”. A tripulação da 72ª expedição de longa duração, composta por cosmonautas russos e astronautas americanos, receberá essas cargas essenciais.
A espaçonave foi lançada do Cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão, em um foguete Soyuz-2.1a em 21 de novembro. Sua jornada até a ISS durou aproximadamente dois dias.
Conclusão:
A atracagem bem-sucedida do Progress MS-29 demonstra a cooperação internacional exemplar entre a ROSCOSMOS, da Rússia e a NASA dos Estados Unidos, na exploração espacial. A Estação Espacial Internacional é um símbolo de união e colaboração entre as nações, mostrando que, no céu, é possível superar fronteiras e trabalhar juntos pelo avanço da ciência e do conhecimento. Infelizmente, essa harmonia ainda é um desafio no solo do nosso planeta.
Que essa conquista inspire líderes mundiais a buscar mais cooperação e entendimento para o progresso da humanidade.
Imagem Destacada: Estação Espacial Internacional (EEI) – Créditos: NASA-ROSCOSMOS