Shopping Cart

Carrinho

Gaping News

Search on this blog

Assinar

Sonda estabelece novo recorde ao investigar a atmosfera solar

 

Equipamento supera expectativas e continua operante após enfrentar temperaturas extremas e radiação intensa

 

Washington, EUA – A sonda espacial Parker Solar Probe, lançada pela NASA em 2018, alcançou um marco histórico ao se aproximar a apenas 6 milhões de quilômetros do Sol, fez uma aproximação recorde do Sol, fornecendo dados cruciais para entender a coroa solar e o vento solar.

“Essa missão demonstra a engenharia e inovação da NASA”, afirmou Nicola Fox, diretora do Programa de Física Solar da agência.

A sonda já realizou 15 aproximações do Sol e deve continuar coletando dados até 2025. Seus achados ajudarão a entender melhor o Sol e melhorar previsões de tempestades solares.

Em 24 de dezembro de 2024, a Parker Solar Probe da NASA alcançou uma distância recorde de apenas 6,1 milhões de quilômetros da superfície do Sol. A missão, lançada em 2018, tem como objetivo estudar a coroa solar, a atmosfera externa do Sol, e entender melhor o vento solar, um fluxo contínuo de partículas que escapa do Sol1.

Durante essa aproximação, a sonda atingiu uma velocidade de 692 mil km/h e suportou temperaturas de até 982 graus Celsius. A equipe de operações do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, em Maryland, confirmou que a sonda está operando normalmente e enviou dados de telemetria detalhados sobre seu status1.

Os cientistas esperam que os dados coletados pela Parker Solar Probe ajudem a entender por que a atmosfera externa do Sol é centenas de vezes mais quente do que sua superfície e como as partículas energéticas são aceleradas até perto da velocidade da luz. Essas informações são cruciais para prever mudanças no ambiente espacial que afetam a vida e a tecnologia na Terra1.

Destaques

1. Aproximação recorde: 6.1 milhões de km do Sol.

2. Temperaturas extremas: até 1.371°C.

3. Radiação intensa: 475 vezes maior que a Terra.

4. Dados científicos: entendendo o vento solar e campo magnético.

Conclusão

A missão da Parker Solar Probe é um marco histórico na exploração espacial, proporcionando insights inéditos sobre o Sol e seu impacto no sistema solar. Ela comprovou sua robustez e capacidade de enfrentar condições extremas. Seus achados revolucionarão nossa compreensão do Sol e ajudarão a proteger tecnologias espaciais e terrestres contra tempestades solares. A NASA continua ultrapassando os limites da exploração espacial.

Imagem Destacada: Imagem disponibilizada pela NASA mostra uma representação artística da sonda solar Parker se aproximando do Sol. Fotografia: Steve Gribben/APPhotograph: Steve Gribben/AP

Marcos Gimenez

Marcos Gimenez Queiroz é Publicitário, Redator, Roteirista, Professor das Disciplinas RTV e Cinema, Professor Graduado em Letras Português e Espanhol pela PUC-SP e Diretor do GapingNews.com

You might also like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *