Shopping Cart

Carrinho

Gaping News

Search on this blog

Assinar

Agência Espacial Europeia (ESA) e Agência Espacial Japonesa (JAXA) celebram novo marco na exploração espacial

 

No último dia 8 de janeiro, a sonda espacial BepiColombo, fruto da colaboração entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Japonesa (JAXA), realizou com sucesso seu sexto sobrevoo ao planeta Mercúrio. A missão, lançada em 2018, visa desvendar os mistérios do menor planeta do nosso sistema solar.

Durante o sobrevoo, a sonda coletou dados precisos sobre a composição geológica, o campo magnético e a atmosfera de Mercúrio. As imagens capturadas revelam detalhes impressionantes da superfície, incluindo crateras e vales.

“Esses dados são fundamentais para entender a formação e evolução de Mercúrio”, afirmou Dr. Johannes Benkhoff, cientista-chefe da missão BepiColombo.

A BepiColombo é equipada com instrumentos avançados, como o espectrômetro MERTIS, que analisa a composição mineralógica, e o magnetômetro MAG, que estuda o campo magnético.

O sombrio polo norte de Mercúrio revelado pela M-CAM 1 (com rótulos) – Esta é uma de uma série de imagens tiradas pela missão BepiColombo da ESA/JAXA em 8 de janeiro de 2025, enquanto a nave espacial acelerava para a sua sexta e última manobra de assistência gravitacional no planeta. CRÉDITO – ESA/BepiColombo/MTM – LICENÇA – CC BY-SA 3.0 IGO ou Licença Padrão ESA – (o conteúdo pode ser usado sob qualquer licença)

A M-CAM 1 tirou esta fotografia de longa exposição do polo norte de Mercúrio às 07:07 CET, quando a sonda estava a cerca de 787 km da superfície do planeta. A maior aproximação da sonda, de 295 km, ocorreu no lado noturno do planeta às 06:59 CET.

Nesta visão, o terminador de Mercúrio, a fronteira entre o dia e a noite, divide o planeta em dois. Ao longo do terminador, logo à esquerda do painel solar, podem ser vistas as bordas iluminadas pelo sol das crateras Prokofiev, Kandinsky, Tolkien e Gordimer, incluindo alguns de seus picos centrais.

O norte iluminado pelo sol de Mercúrio visto pela M-CAM 1 (com rótulos). Esta é uma de uma série de imagens tiradas pela missão BepiColombo da ESA/JAXA em 8 de janeiro de 2025, enquanto a nave espacial acelerava para a sua sexta e última manobra de assistência gravitacional no planeta. CRÉDITO – ESA/BepiColombo/MTM – LICENÇA – CC BY-SA 3.0 IGO ou Licença Padrão ESA – (o conteúdo pode ser usado sob qualquer licença)

A câmera de monitoramento 1 (M-CAM 1) tirou esta foto às 07:12 CET, quando a espaçonave estava a cerca de 1.427 km da superfície do planeta. A maior aproximação da sonda, de 295 km, ocorreu no lado noturno do planeta às 06:59 CET.

A imagem mostra que grandes regiões da superfície repleta de crateras de Mercúrio são suavizadas pela lava das erupções vulcânicas.

Esta suavização é visível dentro da cratera de 290 km de largura à direita da imagem, chamada Mendelssohn. Embora a sua borda exterior ainda seja visível, foi em grande parte preenchida pelo mesmo material liso que compõe as planícies circundantes. Crateras de impacto menores e mais recentes pontilham a cratera lisa

Lava e detritos iluminam a superfície de Mercúrio (com rótulos). Esta é uma de uma série de imagens tiradas pela missão BepiColombo da ESA/JAXA em 8 de janeiro de 2025, enquanto a nave espacial acelerava para a sua sexta e última manobra de assistência gravitacional no planeta. CRÉDITO – ESA/BepiColombo/MTM – LICENÇA – CC BY-SA 3.0 IGO ou Licença Padrão ESA – (o conteúdo pode ser usado sob qualquer licença)

A mancha brilhante perto da borda superior do planeta nesta imagem é a Facula Nathair, o rescaldo da maior explosão vulcânica em Mercúrio. Em seu centro há uma abertura vulcânica de cerca de 40 km de diâmetro que foi o local de pelo menos três grandes erupções. O depósito vulcânico explosivo tem pelo menos 300 km de diâmetro.

E à esquerda fica a relativamente jovem cratera Fonteyn, que se formou há ‘meros’ 300 milhões de anos. Sua juventude é aparente pelo brilho dos detritos de impacto que irradiam dela.

Conclusão

A missão BepiColombo representa um marco na exploração espacial, aprofundando nosso conhecimento sobre o sistema solar. Com cada sobrevoo, a humanidade se aproxima de desvendar os segredos de Mercúrio. A ESA e a JAXA planejam mais quatro sobrevous em 2025, prometendo novas descobertas.

Para ampliar conhecimentos sobre a BepiColombo Investigando os Mistérios de Mercúrio, acesse o link abaixo:

https://www.esa.int/Science_Exploration/Space_Science/BepiColombo

Imagem Destacada: Esta é uma de uma série de imagens tiradas pela missão BepiColombo da ESA/JAXA em 8 de janeiro de 2025, enquanto a nave espacial acelerava para a sua sexta e última manobra de assistência gravitacional no planeta. CRÉDITO – ESA/BepiColombo/MTM – LICENÇA – CC BY-SA 3.0 IGO ou Licença Padrão ESA – (o conteúdo pode ser usado sob qualquer licença)

Fonte:  https://www.esa.int/Science_Exploration/Space_Science/BepiColombo/Top_three_images_from_BepiColombo_s_sixth_Mercury_flyby

Marcos Gimenez

Marcos Gimenez Queiroz é Publicitário, Redator, Roteirista, Professor das Disciplinas RTV e Cinema, Professor Graduado em Letras Português e Espanhol pela PUC-SP e Diretor do GapingNews.com

You might also like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *