- por Marcos Gimenez
- on 18/04/2025
Proposta orçamentária do segundo mandato de Trump prioriza interesses nacionais, gerando tensões transatlânticas e desafios internos
Falando Sério!
O governo Trump, em seu segundo mandato iniciado em janeiro de 2025, apresentou uma proposta orçamentária que inclui cortes significativos no financiamento à OTAN e outras organizações internacionais. A medida, alinhada à visão “América Primeiro”, pressiona aliados a aumentarem gastos com defesa e reflete tendências isolacionistas que impactam a política externa e interna dos EUA.
A proposta orçamentária do governo Trump, que inclui a eliminação de quase todo o financiamento à OTAN e cortes em programas globais de saúde e intercâmbios culturais, gerou reações mistas. Enquanto o Secretário de Estado Marco Rubio ainda não se pronunciou, a medida enfrenta resistência no Congresso e críticas de líderes europeus, como Emmanuel Macron, que buscam maior autonomia estratégica. Internamente, protestos contra deportações em massa e cortes em programas sociais refletem o impacto das políticas nacionalistas.
No cenário global, a proposta pode fragilizar a coesão da OTAN em meio à guerra na Ucrânia e acelerar a polarização econômica e geopolítica. Apesar das controvérsias, o governo Trump defende que as reformas são essenciais para priorizar os interesses nacionais e realinhar parcerias estratégicas. O desfecho dependerá das negociações no Congresso e da resposta dos aliados internacionais.
Poderemos assistir, em breve, a Europa defendendo-se sem os americanos.
Uma observação: os líderes europeus veem inimigos em todas as esquinas e froteiras.
Imagem Destacada: O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio (à esquerda), disse que os membros, incluindo os EUA, precisam se comprometer com um caminho realista para atingir até 5% dos gastos. (Imagem da EPA)
Fontes:
https://www.freemalaysiatoday.com/category/world/2025/04/03/rubio-said-us-is-committed-to-nato
https://www.rt.com/news/615818-us-eliminate-nato-un-funding/
https://www.nytimes.com/2025/04/14/us/politics/trump-state-department-budget-cuts.html?auth=login-google1tap&login=google1tap