- por Marcos Gimenez
- on 19/01/2025
Os anéis de Saturno, um dos mais espetaculares fenômenos celestes, desaparecerão temporariamente da vista dos observadores na Terra em 2025
Moscou, 7 de dezembro – Os anéis de Saturno, um dos mais espetaculares fenômenos celestes, desaparecerão temporariamente da vista dos observadores na Terra em 2025, segundo o diretor científico do Observatório Ka-Dar, Stas Korotky, para a central de notícias Ria Novosti.
Detalhes do Fenômeno
Os anéis desaparecerão duas vezes no Hemisfério Norte: na primavera (23 de março) e no outono (26 de novembro) de 2025, devido ao alinhamento da Terra, Saturno e seus anéis. Essa ocorrência acontece a cada 15 anos, quando os anéis, com apenas 30 metros de espessura, se tornam invisíveis devido à distância de mais de um bilhão de quilômetros.
Condições de Visibilidade
Embora o desaparecimento na primavera seja inacessível, o evento outonal oferecerá boas condições de visibilidade. Korotky recomenda usar um telescópio com boa ampliação para observar o fenômeno.
Oportunidade Única
Essa é uma oportunidade rara para astrônomos e entusiastas observarem Saturno
Causa
O desaparecimento ocorre devido à inclinação dos anéis em relação à órbita terrestre (aproximadamente 26,7 graus). Quando a Terra passa pelo plano dos anéis, eles se tornam invisíveis.
Observação
Para observar o fenômeno, você precisará de:
1. Um telescópio com ampliação mínima de 100x.
2. Condições climáticas favoráveis.
3. Localização em regiões com baixa poluição luminosa.
Outros fatos interessantes
1. O desaparecimento dos anéis é mais visível quando Saturno está na oposição (quando está mais próximo da Terra).
2. Esse evento ajuda astrônomos a estudar a estrutura fina dos anéis.
3. O próximo desaparecimento após 2025 ocorrerá em 2040.
Imagem Destacada: À medida que a Sonda Cassini, da NASA, se aproxima de Saturno, sua visão fica mais nítida com o tempo e, agora, revela novas características atmosféricas no hemisfério sul do planeta. Créditos: NASA.