- por Marcos Gimenez
- on 13/10/2024
Pesquisas de DNA dos restos mortais de Cristóvão Colombo, (Cristóbal Colón, na Espanha) e de seus familiares concluíram a sua verdadeira origem.
Após mais de cinco séculos de especulação sobre a origem de Cristóvão Colombo, uma equipe de cientistas está pronta para revelar a verdade. Com base em extensivas pesquisas de DNA, a resposta será apresentada, hoje, em um documentário da RTVE, encerrando um dos maiores mistérios da história.
Mais de cinco séculos após Cristóvão Colombo ter aberto o Novo Mundo à exploração europeia, cientistas finalmente estão prontos para desvendar a verdade sobre suas origens. O explorador, que chegou às Américas em 1492 com o apoio da Coroa Espanhola, é amplamente descrito como um nativo de Gênova nos principais livros de história. No entanto, a sua verdadeira proveniência tem sido objeto de muitas reivindicações por diversas regiões e países.
Agora, depois de mais de duas décadas de pesquisas, os cientistas afirmam ter evidências suficientes para solucionar o enigma. Em 2003, José Antonio Lorente, professor de medicina legal na Universidade de Granada, e o historiador Marcial Castro, exumaram o que se acreditava serem os restos mortais de Colombo da catedral de Sevilha para coletar amostras de DNA. Amostras dos ossos de seu filho Hernando e de seu irmão Diego também foram coletadas e comparadas com o DNA de figuras históricas de diversas regiões.
A resposta, que promete resolver a controvérsia, será divulgada em um documentário a ser exibido pela emissora nacional espanhola RTVE neste sábado, feriado nacional que marca a chegada de Colombo às Américas. Antes da transmissão do filme, anunciado como um “thriller documental”, a equipe forense revelou uma descoberta crucial: os restos mortais exumados em Sevilha pertencem de fato ao famoso explorador.
Por muitos anos, a República Dominicana reivindicou a posse dos restos mortais de Colombo, com um mausoléu em sua homenagem na cidade de Santo Domingo. No entanto, o professor Lorente afirmou que “conseguimos provar sem sombra de dúvida, com novas tecnologias, a teoria de que os restos mortais em Sevilha são os de Cristóvão Colombo”. A equipe também reconheceu a possibilidade de que parte dos restos mortais do explorador possa estar na República Dominicana, que não cooperou com o projeto.
O local de nascimento de Colombo permanece um grande enigma. A teoria mais aceita é que ele nasceu em Gênova, em 1451, numa família de tecelões de lã. Em 1492, ele liderou uma expedição patrocinada pelos Reis Católicos da Espanha, buscando uma nova rota para o Extremo Oriente, mas acabou chegando ao Caribe. Este evento marcou o início do contato europeu com as Américas, resultando na colonização e na trágica morte de milhões de indígenas devido a doenças e guerras.
Embora seja amplamente aceito que Colombo faleceu em 1506 na cidade de Valladolid, no norte da Espanha, há cerca de 25 reivindicações diferentes sobre seu local de nascimento, incluindo Polônia, Escócia, Hungria e Escandinávia. A equipe do professor Lorente conseguiu restringir os candidatos a oito possíveis locais de nascimento na Espanha, Portugal e Itália, comparando o DNA de Colombo com o de indivíduos que se acredita serem seus parentes nessas regiões.
Onde assistir, a partir de hoje, gratuitamente, o documentário sobre Colombo
Após anos de espera, o mistério é revelado. Portanto, assista uma reportagem que desafia o tempo, a história escrita, as nações pleiteantes da nacionalidade de Cristóvão Colombo e os segredos da época. Para saber do resultado do exame do DNA de Colombo é hoje à noite no, RTVE Play, sempre disponível, às 18h30minutos, horário de Brasília – Brasil.
Assista ao trailer do documentário da RTVE com áudio, (somente em Espanhol).
São autênticos os restos mortais de Cristóvão Colombo que se encontram sepultados na Catedral de Sevilha, segundo a investigação da Universidade de Granada liderada pelo professor de Medicina Legal José Antonio Lorente. Os detalhes do estudo, juntamente com novas descobertas sobre a origem e local de nascimento de Colombo, serão avançados na documentação do DNA de Colombo. A sua verdadeira origem, que a TVE transmite no sábado, dia 12, a partir das 18h 30 minutos , horário de Brasília, poderá ser acessada pelo site do veículo.
Imagem Destacada – Desembarque da nau Santa Maria dos figurantes do Mercado Quinhentista – 2010-06-05 – Image 106176.jpg- Créditos: José Lemos Silva
Fonte: https://www.rtve.es/noticias/20241010/restos-cristobal-colon-enterrados-catedral-sevilla-son-autenticos/16282871.shtml