Shopping Cart

Carrinho

Gaping News

Search on this blog

Assinar

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (JHU) alcançaram um marco significativo na robótica médica

 

Baltimore, EUA – Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (JHU) alcançaram um marco significativo na robótica médica. Treinado com a ajuda de gravações de vídeo, o cirurgião robótico da Vinci realizou com sucesso a sua primeira operação médica. Os resultados impressionantes serão apresentados esta semana em uma conferência sobre treinamento de robôs em Munique.

Tecnologia Revolucionária

Em um feito inédito, os cientistas optaram por não programar o robô manualmente. Em vez disso, mostraram-lhe vídeos de treinamento nos quais cirurgiões experientes realizam operações. Com a ajuda desta abordagem, a inteligência artificial (IA) foi capaz de copiar as ações dos médicos com 100% de precisão e se adaptar a situações fora do padrão.

Autonomia na Cirurgia Robótica “O uso bem-sucedido do aprendizado de simulação para treinar robôs cirúrgicos elimina a necessidade de programar robôs para cada movimento necessário durante um procedimento médico e aproxima o campo da cirurgia robótica da verdadeira autonomia, onde os robôs podem realizar operações complexas sem assistência humana”, disseram os cientistas no relatório.

Assista ao vídeo com textos em Inglês, sobre o trabalho realizado pelo robô no Hospital Johns Hopkins – Crédito: Universidade Johns Hopkins.

Colaboração Acadêmica

Como destacou o autor sênior do estudo, Axel Krieger, professor assistente de engenharia mecânica da JHU, este evento “marca um passo significativo para uma nova fronteira na robótica médica”. A equipe de cientistas, que incluiu pesquisadores da Universidade de Stanford, utilizou o aprendizado de simulação para mostrar ao robô do sistema cirúrgico da Vinci como realizar três ações principais durante as operações: manipular a agulha, levantar tecidos do corpo e suturar.

Resultados Promissores Em cada caso, o robô treinado realizou os mesmos procedimentos cirúrgicos com a mesma habilidade que os médicos humanos. Este avanço representa um enorme potencial para a realização de cirurgias complexas de maneira autônoma, aumentando a precisão e reduzindo erros.

A utilização de robôs já é uma realidade nos grandes Centros Médicos. Agora, com a autonomia da Inteligência Artificial, os resultados serão ainda mais surpreendentes.

Este marco na robótica médica abre portas para um futuro onde a autonomia robótica em operações complexas pode se tornar uma realidade comum, revolucionando o campo da medicina e melhorando os resultados para os pacientes.

Essas inovações destacam o potencial incrível da combinação de Inteligência Artificial e robótica na medicina moderna.

Imagem Destacada: Sistema de treinamento inovador utilizando aprendizado de imitação abre ‘nova fronteira’ na robótica médica – Créditos: Johns Hopkins University.

Imagem 2: Fonte: https://analyticsindiamag.com/ai-origins-evolution/how-are-robots-doing-the-colorectal-surgeries-in-apollo-hospitals-chennai/

Marcos Gimenez

Marcos Gimenez Queiroz é Publicitário, Redator, Roteirista, Professor das Disciplinas RTV e Cinema, Professor Graduado em Letras Português e Espanhol pela PUC-SP e Diretor do GapingNews.com

You might also like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *