- por Marcos Gimenez
- on 04/01/2025
Descoberto em 2024, o cometa passará pelo periélio no dia 13 de janeiro e poderá ser observado sem binóculos
No dia 13 de janeiro, o cometa C/2024 G3 (ATLAS) passará próximo ao Sol, oferecendo um espetáculo celeste para os habitantes da Terra, informou Stas Korotky, diretor científico do observatório Ka-Dar e da astrofarm Astroverts, à RIA Novosti.
O cometa foi descoberto em 5 de abril de 2024 pelo sistema telescópico ATLAS e está programado para passar pelo seu periélio – a menor distância do Sol – no dia 13 de janeiro. Segundo Korotky, se o cometa sobreviver à aproximação e não evaporar devido às altas temperaturas, poderá brilhar tanto quanto Vênus, com magnitude -4.
“As condições de observação deste cometa são mais desafiadoras do que as do cometa C/2023 A3 Zijinshan-ATLAS, que foi visível a olho nu em outubro de 2024,” disse Korotky. O C/2024 G3 (ATLAS) passará quatro vezes mais próximo do Sol do que Mercúrio, e as temperaturas na superfície podem alcançar milhares de graus, o que representa um risco de evaporação.
No entanto, se o cometa resistir ao intenso calor solar, as melhores condições de observação serão no hemisfério sul, embora também possa ser visível no hemisfério norte. A proximidade com o Sol pode dificultar a observação devido à luz solar durante o nascer ou pôr do sol, explicou Korotky.
Conclusão
As próximas semanas serão cruciais para determinar a visibilidade e o brilho do cometa C/2024 G3 (ATLAS). Se as previsões se confirmarem, os habitantes da Terra poderão assistir a um incrível espetáculo celeste no início de 2025. Fique atento e prepare-se para olhar para o céu.
Imagem Destacada: O cometa Siding Spring parece cruzar o céu como um super-herói nesta nova imagem infravermelha do Wide-field Infrared Survey Explorer, ou WISE, da NASA. O cometa, também conhecido como C/2007 Q3, foi descoberto em 2007 por observadores na Austrália. Instrumento: Telescópio WISE – Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA
Fonte: https://ria.ru/20250103/kometa-1992371376.html