- por Marcos Gimenez
- on 17/11/2024
A Lua se afasta da Terra de maneira lenta, porém constante, isso afeta diretamente a duração dos dias em nosso planeta.
Cientistas norte-americanos citados pelo jornal indiano The Indian Express, alertam. Um estudo da Universidade de Wisconsin-Madison indica que a rotação da Terra está desacelerando à medida que a Lua se afasta, podendo resultar em dias de 25 horas dentro de 200 milhões de anos.
Existe a teoria de que há 1,4 bilhão de anos a Terra completava uma rotação em apenas 18 horas e é reforçada por novas evidências científicas. Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison analisaram rochas de 90 milhões de anos para compreender melhor a interação entre a Terra e a Lua. Eles concluiram que a Lua está se afastando da Terra a uma taxa de 3,82 centímetros por ano.
“Essa rotação [do nosso Planeta] é fortemente influenciada por outros corpos astronômicos, incluindo a Lua, que está se afastando da Terra de forma lenta, mas constante, impactando diretamente a velocidade de rotação”, explica o estudo. A pesquisa destaca que, se essa tendência continuar, os dias na Terra poderão ter 25 horas de duração em aproximadamente 200 milhões de anos.
O jornal indiano The Indian Express lembra que já existem muitos estudos semelhantes sobre este tema.
No entanto, o estudo da Universidade de Wisconsin enfatiza ainda mais como a deriva da Lua pode afetar diretamente a Terra, trazendo novas perspectivas sobre esse acontecimento na evolução e relação do nosso planeta e seu satélite natural.
Segundo o Dr James O’Donoghue, no X, ex- Twiter, a Lua atualmente se afasta de nós a uma taxa de 3,8 cm/ano (1,5″/ano). MAS esta taxa de ‘recuo lunar’ variou de 0,13 a 28 cm/ano ao longo dos últimos 4,5 mil milhões de anos.
De qualquer forma, aqui está uma ideia aproximada de como poderia ter sido.
The Moon currently moves away from us at a rate of 3.8cm/year (1.5″/yr). BUT this ‘lunar retreat’ rate has varied from 0.13 – 28 cm/year over the last 4.5 billion years.
Anyway, here’s a rough idea of what it may have looked like, and read on for the cause and science paper link pic.twitter.com/Xwf1TPuUML— Dr James O’Donoghue (@physicsJ) September 25, 2019
https://x.com/physicsJ/status/1176861244617183233
Essas descobertas não apenas ampliam nosso entendimento sobre a dinâmica Terra-Lua, mas também levantam questões fascinantes sobre o futuro do nosso planeta. À medida que a Lua continua sua lenta jornada para longe de nós, os dias mais longos podem se tornar uma realidade, alterando a forma como medimos e vivemos o tempo.