Shopping Cart

Carrinho

Gaping News

Search on this blog

Assinar

A Lua se afasta da Terra de maneira lenta, porém constante, isso afeta diretamente a duração dos dias em nosso planeta.

Cientistas norte-americanos citados pelo jornal indiano The Indian Express, alertam. Um estudo da Universidade de Wisconsin-Madison indica que a rotação da Terra está desacelerando à medida que a Lua se afasta, podendo resultar em dias de 25 horas dentro de 200 milhões de anos.

Existe a teoria de que há 1,4 bilhão de anos a Terra completava uma rotação em apenas 18 horas e é reforçada por novas evidências científicas. Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison analisaram rochas de 90 milhões de anos para compreender melhor a interação entre a Terra e a Lua. Eles concluiram que a Lua está se afastando da Terra a uma taxa de 3,82 centímetros por ano.

“Essa rotação [do nosso Planeta] é fortemente influenciada por outros corpos astronômicos, incluindo a Lua, que está se afastando da Terra de forma lenta, mas constante, impactando diretamente a velocidade de rotação”, explica o estudo. A pesquisa destaca que, se essa tendência continuar, os dias na Terra poderão ter 25 horas de duração em aproximadamente 200 milhões de anos.
O jornal indiano The Indian Express lembra que já existem muitos estudos semelhantes sobre este tema.

No entanto, o estudo da Universidade de Wisconsin enfatiza ainda mais como a deriva da Lua pode afetar diretamente a Terra, trazendo novas perspectivas sobre esse acontecimento na evolução e relação do nosso planeta e seu satélite natural.

Segundo o Dr James O’Donoghue, no X, ex- Twiter,  a Lua atualmente se afasta de nós a uma taxa de 3,8 cm/ano (1,5″/ano). MAS esta taxa de ‘recuo lunar’ variou de 0,13 a 28 cm/ano ao longo dos últimos 4,5 mil milhões de anos.
De qualquer forma, aqui está uma ideia aproximada de como poderia ter sido.

https://x.com/physicsJ/status/1176861244617183233

Essas descobertas não apenas ampliam nosso entendimento sobre a dinâmica Terra-Lua, mas também levantam questões fascinantes sobre o futuro do nosso planeta. À medida que a Lua continua sua lenta jornada para longe de nós, os dias mais longos podem se tornar uma realidade, alterando a forma como medimos e vivemos o tempo.

Tags: ,

Marcos Gimenez

Marcos Gimenez Queiroz é Publicitário, Redator, Roteirista, Professor das Disciplinas RTV e Cinema, Professor Graduado em Letras Português e Espanhol pela PUC-SP e Diretor do GapingNews.com

You might also like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *