O Estudo baseado em mais de 20 mil entrevistados com idade superior a 20 anos que relataram consumir pelo menos um quarto de copo de frutas secas diariamente
Cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia descobriram que frutas secas podem ser uma alternativa saudável às frutas frescas, especialmente durante o inverno, promovendo benefícios semelhantes para a saúde cardiovascular.
Em um estudo retrospectivo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, cientistas americanos revelaram que as frutas secas não são menos saudáveis do que as frescas e podem substituí-las com sucesso durante o inverno. As frutas, conhecidas por seu alto conteúdo de nutrientes como fibras, potássio e bioativos saudáveis para o coração, são essenciais para a dieta humana.
A equipe de pesquisa da Universidade Estadual da Pensilvânia analisou dados da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição (NHANES) dos Estados Unidos, coletados entre 2007 e 2016. Durante o estudo, os participantes forneceram informações detalhadas sobre sua alimentação diária, bem como dados de saúde, como índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura e pressão arterial.
Dentre os mais de 20 mil entrevistados com idade superior a 20 anos – 25.590 relataram consumir pelo menos um quarto de copo de frutas secas diariamente. Os pesquisadores descobriram que esses indivíduos apresentaram melhores resultados de saúde em comparação com aqueles que não consumiram frutas secas. Eles tinham menor IMC, circunferência da cintura e pressão arterial sistólica.
Os cientistas também compararam os dias em que os participantes consumiram frutas secas com os dias em que não o fizeram. Descobriram que, nos dias em que comiam frutas secas, os participantes apresentavam melhor desempenho nutricional. No entanto, os pesquisadores alertam sobre o consumo excessivo de frutas secas com açúcar adicionado, devido ao aumento de carboidratos e calorias.
Valerie Sullivan, pós-doutoranda na Escola de Saúde Pública da Universidade Bloomberg Johns Hopkins, destacou a importância de escolher opções de frutas secas sem adição de açúcar e considerou o tamanho das porções, que é menor em frutas secas devido à remoção de água.
Kristina Petersen, coautora do estudo e professora-assistente de nutrição na Texas Tech University, ressaltou as vantagens das frutas secas: “Todas as formas de frutas minimamente processadas, congeladas, enlatadas e secas, têm algumas vantagens sobre as frescas. Elas estão disponíveis o ano todo, têm qualidade consistente, podem ser armazenadas por mais tempo e, muitas vezes, são mais baratas por porção.”
Este estudo sublinha que as frutas secas são uma excelente escolha nutricional, especialmente quando as frescas não estão disponíveis, oferecendo uma alternativa prática e saudável para complementar a dieta e promover a saúde cardiovascular.
Acesse o Trabalho Científico por meio do link abaixo:
Fonte: https://www.jandonline.org/article/S2212-2672(20)31227-2/abstract
https://ria.ru/20241009/sukhofrukty-1586317843.html
Imagem destacada: Créditos – Polina Tankilevitch: https://www.pexels.com/pt-br/foto/seco-frutas-frutos-nozes-3872425/
Foto de Diapicard: https://pixabay.com/pt/photos/frutas-fresco-cesta-frutas-frescas-1114060/