- por Marcos Gimenez
- on 10/09/2024
A retenção do Foguete após a falha no Primeiro Estágio, que ocorreu no pouso no Atlântico, compromete as próximas missões.
O foguete Falcon 9 da SpaceX enfrenta um novo conjunto de investigações depois que uma tentativa de pouso falhou na última quarta-feira (28). A falha ocorreu no primeiro estágio do foguete, que não conseguiu pousar verticalmente em uma plataforma marítima e explodiu.
Assista o momento da queda do Falcon 9
Créditos: Space X / https://www.youtube.com/@SciNewsRo
O incidente de quarta-feira envolveu o primeiro estágio do foguete Falcon 9, a parte inferior da nave responsável pela primeira explosão de energia na decolagem. Apesar disso, a missão geral pareceu ocorrer sem problemas, entregando com segurança um lote de satélites de internet Starlink da SpaceX em órbita.
Entretanto, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), que certifica lançamentos de foguetes comerciais, anunciou que pretende investigar o acidente. A FAA está exigindo uma apuração completa.
Ação da FAA significa que o Falcon 9 não estará disponível para duas importantes missões espaciais no horizonte da SpaceX: a Polaris Dawn e a Crew-9. A missão Polaris Dawn estava programada para ser lançada ainda nesta semana, enquanto a Crew-9 levaria dois astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional e, possivelmente, traria os dois astronautas da NASA, Suni Williams e Butch Wilmore, que estão aguardando no laboratório orbital desde que a Starliner, da Boeing, apresentou problemas técnicos após o voo no início de junho.
A SpaceX é única que recupera o propulsor de primeiro estágio após uma decolagem e numa aterragem controlada o reforma e reutiliza no Falcon 9 para economizar dinheiro.
Assista ao vídeo do foguete Falcon 9 decolando e aterrando de forma segura.
Aguardemos os resultados da investigação para entender a extensão da falha, quanto tempo o Falcon 9 permanecerá aterrado e quais serão as complicações dessa proibição que a NASA terá que administrar.
Fonte:
Foguete da SpaceX é proibido de decolar, pondo em dúvida missões próximas | CNN Brasil
Imagem Destacada – Créditos: NROL-87 F9 B1071 SLC-4E 020222 (SpaceX) LZ-4 aterrissagem 1 colheita (c) – TESLARATI