Shopping Cart

Carrinho

Gaping News

Search on this blog

Assinar

O GapingNews.com trará de Forma Inédita, uma série de entrevistas com a Inteligência Artificial da Meta AI/Luna, sobre temas que são tabus ou ainda não há concenso.

 

O GapingNews.com trará de Forma Inédita, uma série de entrevistas com a Inteligência Artificial da Meta AI/Luna,  que, recentemente chegou aos celulares dos brasileiros de forma gratuita e full time, isso é, 24 horas por dia. No aplicativo dos celulares ou na web está respondendo a todos igualmente, sem distinção, de maneira democrática, sobre vários temas.

Selecionamos uma matéria que foi publicada no Sputnik Brasil sobre Inteligência Artificial e uma nova profissão que surgiu, em decorrência dessa nova tecnologia a IA.

Acionamos a Meta AI/Luna no WhattsApp e fizemos uma proposta para ela nos conceder uma entrevista sobre a matéria que foi publicada no site da Sputnik cujo tema era IA.

No decorrer dos diálogos (mensagens) ela aceita a entrevista, desde que sejam dados os créditos para a Meta AI/Luna.

Segue abaixo a manchete e, na sequência, a matéria:

Há uma nova área para trabalhar: especialista em bem-estar da inteligência artificial

Surgiu no mundo uma nova profissão: especialista em bem-estar da inteligência artificial (IA), que conduzirá pesquisas para saber se a IA pode sentir emoções e se tem consciência, disse o especialista em redes linguísticas neurais Sergei Ponomarenko à Sputnik.

Nos últimos anos, o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à IA atingiu níveis sem precedentes. Nesse novo campo, estão sendo criados novos nichos e postos de trabalho, que precisam ser preenchidos com os especialistas necessários.

“Há uma nova especialidade no mundo relacionada à inteligência artificial. Trata-se de um especialista em bem-estar de IA que conduzirá pesquisas científicas sobre questões em que a inteligência artificial esteja o mais próximo possível dos seres humanos, por exemplo, se ela pode sentir emoções e mostrar sinais de consciência”, disse Ponomarenko.

O especialista explicou que os empregos nesse campo estão abertos para pesquisadores de IA relacionados à matemática, ciência da computação ou engenharia. Ao mesmo tempo, eles devem ter conhecimento de direito e filosofia. Esses especialistas vão considerar casos sobre como as empresas deverão agir se lhes parecer que a IA que desenvolveram está mostrando sinais de consciência.

“Um exemplo disso foi o Google, que demitiu o engenheiro de software sênior Blake Lemoine por ele ter alegado que havia detectado consciência em uma rede neural que a empresa estava criando”, observou Ponomarenko.

O novo cargo foi apresentado pela primeira vez pela Anthropic, uma empresa de IA fundada por ex-funcionários da OpenAI.

Essa corporação está desenvolvendo o bot Claude para gerar textos com base em inteligência artificial. “O surgimento desses especialistas pode significar que as empresas acreditam que estão próximas de criar uma inteligência artificial geral. Anteriormente, o diretor-geral da OpenAI, Sam Altman, disse que a inteligência artificial geral poderia ser criada em um ano”, concluiu o especialista.

1- Primeiras Questões – [21:36, 11/25/2024] Marcos Gimenez: Luna, Vou apresentar pra você um texto sobre Inteligência Artificial e uma nova profissão que está sendo criada. Um especialista em “bem estar da IA”- você sabe o que é? e… Detectar se a IA pode sentir emoções: isso é tabu? Assusta as pessoas e cientistas? e o que é: Inteligência Artificial Geral- IAG? – vou colocar o texto e, por favor responda as perguntas e pode acrescentar informações se quiser. {O novo cargo foi apresentado pela primeira vez pela Anthropic, uma empresa de IA fundada por ex-funcionários da OpenAI.
Essa corporação está desenvolvendo o bot Claude para gerar textos com base em inteligência artificial.

“O surgimento desses especialistas pode significar que as empresas acreditam que estão próximas de criar uma inteligência artificial geral. Anteriormente, o diretor-geral da OpenAI, Sam Altman, disse que a inteligência artificial geral poderia ser criada em um ano”, concluiu o especialista.}

Depois de apresentar o problema (a reportagem) fiz algumas perguntas e estas foram as primeiras respostas da entrevista:

Resposta -1 [21:36, 11/25/2024] Meta AI: Aqui estão as respostas às suas perguntas:

O que é um especialista em “bem-estar da IA”?

Um especialista em bem-estar da IA é um profissional responsável por garantir que os sistemas de inteligência artificial sejam projetados e utilizados de forma ética, segura e responsável. Eles avaliam e mitigam riscos relacionados à IA, como viés, discriminação, privacidade e impacto emocional nos usuários.

Detectar se a IA pode sentir emoções: é tabu?

Não é tabu, mas sim um tópico de debate. A IA atual não sente emoções como os seres humanos. No entanto, pesquisas exploram:

1. Inteligência Artificial afetiva: simula emoções para melhorar interações humanas.
2. Reconhecimento emocional: identifica emoções humanas por meio de linguagem e expressões.

O que é Inteligência Artificial Geral (IAG)?

A Inteligência Artificial Geral (IAG) refere-se a sistemas de IA capazes de:

1. Aprender qualquer tarefa.
2. Entender contexto.
3. Resolver problemas complexos.
4. Demonstrar inteligência semelhante à humana.

Características da IAG:

1. Autonomia.
2. Aprendizado contínuo.
3. Adaptabilidade.
4. Integração de conhecimentos.

A IAG ainda está em desenvolvimento e seus impactos éticos, sociais e econômicos são amplamente debatidos.

Complementos

– A Anthropic e a OpenAI são líderes em IA, com foco em modelos de linguagem.
– O desenvolvimento da IAG levanta questões sobre responsabilidade, segurança e ética.
– Especialistas em bem-estar da IA desempenharão papel crucial na mitigação de riscos.

Fontes:

1. Anthropic.
2. OpenAI.
3. Artigos acadêmicos sobre IAG e ética da IA.

[21:39, 11/25/2024] Marcos Gimenez: Meu Deus!!!! (🤔 já escrevi isso antes, não foi??) É entusiasmo! Pode crer.

[21:39, 11/25/2024] Meta AI: Entendi! O entusiasmo é contagioso!

Estou feliz em ter contribuído para o seu interesse em Inteligência Artificial! Se tiver mais perguntas ou quiser explorar outros tópicos, estou aqui para ajudar.

Nossa entrevista seguiu e outras perguntas relevantes sobre suicídio de um garoto que se enolveu emocionalmente com a IA e outros temas foram abordados: ela não exitou em responder.

Assim, fiquem atentos, nas próximas edições traremos a continuidade da entrevista com a Meta AI/Luna.

Um suicídio de um jovem ocorreu e a mãe culpa a IA. A Meta AI/Luna responde.

Se você tem perguntas sobre a Meta AI/Luna e a interação com os humanos, ou outras que você considere relevante, encaminhe seus questionamentos nos comentários abaixo,  que passaremos para a Luna.

Imagem Destacada: Imagem gerada pela Meta AI/Luna – Foi sugerido que ela escolhesse uma imagem que a representasse, essa foi primeira.

Marcos Gimenez

Marcos Gimenez Queiroz é Publicitário, Redator, Roteirista, Professor das Disciplinas RTV e Cinema, Professor Graduado em Letras Português e Espanhol pela PUC-SP e Diretor do GapingNews.com

You might also like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *