Shopping Cart

Carrinho

Gaping News

Search on this blog

Assinar

Problemas com o escudo térmico e sistemas de suporte à vida atrasam missões Artemis II e III

 


A NASA anunciou recentemente o adiamento das missões Artemis II e Artemis III, que visam retornar astronautas à Lua. A missão Artemis II, que deveria enviar quatro pessoas em volta da Lua, foi adiada de setembro de 2025 para abril de 2026. Já a missão Artemis III, que planejava um pouso tripulado na Lua, foi adiada para o meio de 2027.

Orion Splashdown (Amerissagem, ou pouso na água da Orion) Às 12h40 EST, 11 de dezembro de 2022, a espaçonave Orion da NASA para a missão Artemis I caiu no Oceano Pacífico após uma missão de 25,5 dias à Lua. O Orion será recuperado pela equipe de pouso e recuperação da NASA, pela Marinha dos EUA e pelos parceiros do Departamento de Defesa a bordo do USS Portland. Crédito da imagem: NASA / James M. Blair

Motivos do Adiamento

O adiamento é necessário para resolver problemas com o escudo térmico do Orion e os sistemas de suporte à vida. Durante a missão Artemis I, o escudo térmico sofreu desgastes inesperados ao reentrar na atmosfera terrestre, o que levou a uma análise mais detalhada e ajustes necessários.

A decisão foi tomada para garantir a segurança e o sucesso da missão, considerando fatores como:

1. Testes adicionais no foguete Space Launch System (SLS).
2. Verificação de sistemas críticos da nave espacial Orion.
3. Análise de dados de testes anteriores.

Depois que a espaçonave Orion da NASA foi recuperada do vôo de teste Artemis I, a transportaram para o Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, seu escudo térmico foi removido do módulo da tripulação dentro do Edifício de Operações e Checkout onde realizaram a inspeção. (Crédito da imagem: NASA)

“O espaço é exigente e nós, a nossa indústria e os parceiros internacionais, precisamos deste tempo para garantir que a cápsula Orion esteja pronta para transportar com segurança os nossos astronautas para o espaço profundo e de volta à Terra”, afirmou o Administrador da NASA, Bill Nelson, durante uma coletiva de imprensa.

Reações

O adiamento foi recebido com compreensão pela comunidade científica, que valoriza a segurança e precisão nas missões espaciais.

Objetivos da Missão

A Artemis II visa:

1. Testar a nave espacial Orion e o foguete SLS.
2. Avaliar a segurança para voos tripulados.
3. Preparar o terreno para a missão Artemis III, que incluirá o pouso lunar.

A missão Artemis II será a primeira missão tripulada à Lua desde a era Apollo, e a missão Artemis III marcará o retorno de humanos à superfície lunar após mais de 50 anos. Apesar dos atrasos, a NASA continua confiante de que alcançará esses objetivos, mantendo a segurança dos astronautas como prioridade máxima.

Imagem Destacada: Implementação do Artemis I – O foguete Space Launch System (SLS) da NASA com a espaçonave Orion a bordo é visto no topo do lançador móvel enquanto é enrolado na rampa da plataforma de lançamento 39B, quarta-feira, 17 de agosto de 2022, no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. A missão Artemis I da NASA é o primeiro teste integrado dos sistemas de exploração do espaço profundo da agência: a espaçonave Orion, o foguete SLS e os sistemas terrestres de apoio. O lançamento do teste de voo não tripulado da missão Artemis I foi realizado em 16 de novembro de 2022, a partir do Complexo 39 de lançamento do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, EUA. Crédito da foto: (NASA / Joel Kowsky) 

Marcos Gimenez

Marcos Gimenez Queiroz é Publicitário, Redator, Roteirista, Professor das Disciplinas RTV e Cinema, Professor Graduado em Letras Português e Espanhol pela PUC-SP e Diretor do GapingNews.com

You might also like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *