Shopping Cart

Carrinho

Gaping News

Search on this blog

Assinar

Descoberta lança luz sobre o comércio marítimo antigo e abre caminho para novas pesquisas subaquáticas na Turquia

 

 

Uma descoberta significativa foi feita nas águas de Ayvalık, distrito de Balıkesir, como parte do Projeto de Inventário de Navios Afundados da Turquia: Patrimônio Azul (TUBEP). Um naufrágio comercial de 1.500 anos foi localizado, revelando detalhes sobre o antigo comércio marítimo na região.

Mapeamento Cultural Subaquático

O mapeamento do patrimônio cultural subaquático da região de Ayvalık foi supervisionado pelo professor associado Harun Özdaş, diretor do Centro de Pesquisa Subaquática (SUDEMER) da Universidade Dokuz Eylül. A pesquisa, autorizada pelo Ministério da Cultura e Turismo, utilizou veículos subaquáticos robóticos desenvolvidos internamente.

Descoberta e Datação

Localizado a aproximadamente 2,5 milhas da costa de Ayvalık, o naufrágio foi identificado pela professora associada Nilhan Kızıldağ e sua equipe. Datado do final do século V d.C., acredita-se que seja um dos maiores “naufrágios” de cerâmica descobertos nos mares Egeu e Mediterrâneo, com cerca de 10.000 pratos de cerâmica encontrados no local. Devido à sua localização em águas abertas, o naufrágio foi excepcionalmente bem preservado.

Mergulhadores turcos exploram os restos de um naufrágio nas águas de Ayvalık, um distrito de Balıkesir, Türkiye, 7 de julho de 2024. (Foto AA)

Significado e Preservação

A equipe de pesquisa suspeita que o navio possa ter viajado do Norte da África ou Chipre para Istambul, possivelmente afundando após uma tempestade. O navio tem aproximadamente 15 metros de comprimento e 9 metros de largura, com uma pequena quantidade de ânforas ao lado dos pratos.

Implicações do Blue Heritage Project

Esta descoberta faz parte do Blue Heritage Project, que se concentrou no norte do Mar Egeu este ano. O projeto visa criar um sistema de informação geográfica para o patrimônio cultural subaquático, utilizando tecnologia de sonar para mapeamento acústico. Anomalias detectadas a uma profundidade de 43 metros levaram à descoberta do naufrágio.

Conclusão

Harun Özdaş comentou: “Nosso equipamento de alta tecnologia nos permitiu mergulhar e localizar o naufrágio, além de identificar a riqueza de artefatos que ele contém. Em nossos 30 anos de pesquisa subaquática, encontrar tal riqueza é uma fonte de grande felicidade. A carga principal do navio eram pratos de cerâmica, e a variedade e quantidade de artefatos representam uma coleção significativa.”
O Ministério da Cultura e Turismo foi informado das descobertas, e há potencial para mais pesquisas em 2025. A descoberta é substancial o suficiente para garantir a criação de um museu baseado nos artefatos encontrados. “Encontramos artefatos suficientes para abrir um museu”, concluiu Özdaş.
Esta descoberta não só ilumina o comércio marítimo antigo, mas também destaca a importância da tecnologia moderna na exploração e preservação do patrimônio cultural subaquático.

Imagem Destacada: Mergulhadores turcos exploram os restos de um naufrágio nas águas de Ayvalık, um distrito de Balıkesir, Türkiye, 7 de julho de 2024. (Foto AA)

Fonte: https://www.dailysabah.com/arts/1500-year-old-trade-shipwreck-discovered-off-turkiyes-ayvalik/news

Marcos Gimenez

Marcos Gimenez Queiroz é Publicitário, Redator, Roteirista, Professor das Disciplinas RTV e Cinema, Professor Graduado em Letras Português e Espanhol pela PUC-SP e Diretor do GapingNews.com

You might also like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *