- por Marcos Gimenez
- on 18/11/2024
Engenheiros russos estão desenvolvendo caminhões voadores não tripulados para operação em campos de petróleo
Segundo o Izvestia.RU, os especialistas estão criando UAVs de decolagem e pouso vertical com capacidade de carga de até 750 kg e alcance de até 700 km. Esses modelos funcionarão com gasolina comum AI-95 e estão planejados para serem lançados no mercado até o final de 2025.
A partir de 2025, projetistas russos do cluster Aeronet da National Technology Initiative (NTI) desenvolverão UAVs de decolagem e pouso vertical com capacidade de carga útil de até 750 kg e alcance de voo de até 700 km. “
A Rússia possui enormes áreas e tráfego de carga, nos quais planejamos criar um novo tipo de transporte. Estamos falando de centenas de milhares de toneladas de carga e horas de voo por ano. Inicialmente, esses dispositivos serão usados para entrega rápida de mercadorias em campos, plataformas de perfuração e assentamentos remotos, por exemplo, no Extremo Norte. Eles reduzirão significativamente o tempo de transporte, o que é especialmente importante em situações de emergência, como a entrega de medicamentos ou ajuda humanitária”, disse Anton Blik ao Izvestia.
Dois modelos de UAVs de carga pesada estão em desenvolvimento: O WingedBull 01XS, com capacidade para transportar 250 kg de carga útil; e o WingedBull 01XL, com capacidade de carga de 750 kg, informou Blik.
A velocidade de cruzeiro dos dispositivos é de cerca de 400 km/h, permitindo cobrir uma distância de até 700 km. Os UAVs poderão operar em temperaturas que variam de -55 °C a +45 °C. Seu corpo é feito de painéis hexagonais do tipo “sanduíche composto”, simplificando a montagem da fuselagem, reduzindo o custo de produção e reparo no local, e diminuindo o consumo de combustível devido ao baixo peso. Esses caminhões voadores utilizam gasolina comum AI-95, explicou Blik. O cientista também mencionou: “O primeiro modelo está equipado com uma usina composta por dois motores de combustão interna combinados, enquanto o segundo possui uma usina composta por um motor de turbina a gás e seis motores elétricos”.
Na primeira fase, a empresa planeja atuar nas indústrias de petróleo, gás e mineração, com acordos já existentes com empresários do mercado de petróleo e gás. No futuro, também há a possibilidade de entrar no mercado de varejo para entrega de mercadorias.
Segundo Yuri Molodykh, diretor de desenvolvimento de competições tecnológicas da NTI Up Great, as expectativas para a implementação dessa nova tecnologia de transporte são muito promissoras, pois essas máquinas pesadas são muito necessárias no mercado. O grande diferencial dessas máquinas voadoras é a confiabilidade e a facilidade de manutenção, além dos requisitos para operadores e técnicos que trabalham com o sistema serem muito importantes. Molodykh acrescenta: “Para operar os dispositivos, a empresa terá que ser certificada. Para UAVs com peso de decolagem superior a 30 kg, isso ainda é um procedimento longo e caro, de acordo com a legislação atual e a prática de certificação”.
Imagem Destacada: Créditos: Assessoria de imprensa da NTI