- por Marcos Gimenez
- on 20/11/2024
O foguete Soyuz-2.1a com o cargueiro Progress MS-29 lançado de Baikonur, vai abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS)
O foguete Soyuz-2.1a foi lançado do Cosmódromo de Baikonur com o cargueiro Progress MS-29 a bordo. O Progress leva a bordo 1.155 kg de carga seca para a tripulação e sistemas da estação, 869 kg de combustível para reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS), 420 kg de água potável e 43 kg de nitrogênio para reabastecer a atmosfera da estação.
Depois de lançada e estiver na órbita baixa da Terra, seu vôo até a ISS demorará dois dias. A atracação no módulo Poisk, do segmento russo da estação, está programada para ocorrer em 23 de novembro às 17h36, horário de Moscou, 21h36, horário de Brasília.
Há uma cooperação entre a Rússia e os Estado Unidos para administrar a Estação Espacial Internaional (ISS), na qual, a Rússia tem sistematicamente programada viagens com suprimentos para manter a ISS em órbita, bem como transporte de tripulantes, quer sejam americanos, russos, japoneses ou cientistas que desenvolvem pesquisas abrordo da ISS.
Essa parceria é fundamental para o sucesso da estação. A programação russa expira em 2030, quando a última nave, possivelmente uma Soyuz, deixar a Cosmódromo da Rússia no Cazaquistão.
Assista o Vídeo postado pela Sputnik Brasil na rede social Telegram.
Parceria Rússia e EUA, na Exploração Espacial
Uma breve, contudo, importante restropectiva em tópicos, para ser concisa e clara.
A Estação Espacial Internacional (ISS) está orbitando a Terra a uma altitude de cerca de 400 a 450 quilômetros acima da superfície do planeta (essa altitude é variável, pois depende de manobras para desviar dos lixos espaciais que a ISS está sujeita em suas órbitas).
Ela se encontra na órbita terrestre baixa, também conhecida como Low Earth Orbit (LEO). Essa órbita permite que a ISS complete uma rotação ao redor da Terra em cerca de 90 minutos.
Distante da superfície da Terra e de seus conflitos geopolíticos, nos parece, que essas tensões pouco interferem na cooperação internacional e no sucesso da ISS.
Em 1992, assinado acordo entre NASA e RKA (Agência Espacial Russa)
Após o fim da Guerra Fria, os EUA e a Rússia iniciaram uma colaboração espacial. O Acordo entre a NASA e a RKA (Agência Espacial Russa) estabeleceu a cooperação em projetos espaciais.
Em 1993, houve a parceria no Programa Shuttle-Mir (Transporte – Mundo)
O Programa Shuttle-Mir permitiu que a nave espacial americana Space Shuttle visitasse a estação espacial russa Mir. Esse programa foi um passo importante para a cooperação internacional.
Em 17 de junho de 1993, os EUA, Rússia, Canadá e a Agência Espacial Europeia (ESA) assinaram o Acordo Quadripartite, estabelecendo a base para a cooperação na ISS.
Em 1998 foi desenvolvida a Estação Espacial Internacional (ISS), um exemplo de cooperação internacional.
Participantes Iniciais
1. EUA (NASA)
2. Rússia (RKA)
3. Canadá (CSA)
4. Agência Espacial Europeia (ESA)
5. Japão (JAXA), que se juntou em 1994
Objetivos
1. Desenvolver uma estação espacial modular.
2. Realizar pesquisas científicas.
3. Testar tecnologias para exploração espacial.
4. Promover cooperação internacional.
Primeiros Módulos
1. Zarya (Rússia, 1998)
2. Unity (EUA, 1998)
3. Zvezda (Rússia, 2000)
Primeira Tripulação
Em 2 de novembro de 2000, a primeira tripulação permanente chegou à ISS, composta por:
1. William Shepherd (EUA)
2. Yuri Gidzenko (Rússia)
3. Sergei Krikalev (Rússia)
2011: Acordo de Cooperação Espacial
A Rússia e os EUA renovaram o Acordo de Cooperação Espacial, estendendo a parceria até 2020. Posteriormente, o acordo foi prorrogado até 2030.
Apesar das tensões políticas, a cooperação espacial entre Rússia e EUA continua.
Fonte: Sputnik Brasil: https://noticiabrasil.net.br/20240815/espaconave-russa-progress-ms-28-parte-de-baikonur-rumo-a-estacao-espacial-internacional-video-36051667.html
Izvestia: https://iz.ru/1794630/2024-11-21/raketa-soiuz-21a-s-gruzovym-korablem-progress-ms-29-startovala-s-baikonura
Imagem Desyacada- O Foguete Soyuz-2.1a. com o cargueiro Progress MS-29 foi lançado de Baikonur – Cazaquistão. Créditos: ROSCOSMOS